O Futuro da Evolução!



Tudo está em constante transformação, e evoluindo a passos largos, para se perceber isso uma simples conversa com seu avô de como era a vida naquela época já lhe da uma bela ideia de como as coisas mudam e evoluem. Outro exemplo são as Tv´s que até pouco tempo atrás se ouvia sobre as telas LCD e plasma, mas que mesmo hoje, menos de uma década, já foram ultrapassadas pelas telas LED e logo pelas telas 3D. Os videogames são outro exemplo, em menos de 20 anos evoluíram incrivelmente, hoje já se joga sem o controle apenas com movimentos do corpo. Estamos vivendo em tempos exponenciais, a tabela abaixo mostra quanto tempo levou para que cada tecnologia atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas:



Rádio - 38 anos
TV - 13 anos
Internet - 4 anos
iPod - 3 anos
Facebook - 2 anos

O número de dispositivos de internet em 1984 era apenas de 100. Em 1992, 1 milhão. E em 2008, 1 bilhão. Hoje é difícil encontrar qualquer aparelho eletrônico que não tenha acesso à internet. A quantidade de informação é realmente assustadora, estima-se que 1 semana do New York Times lhe de mais informações que uma pessoa em toda sua vida no século 18. Este ano é estimado que serão gerados mais de 4 exabytes (4.0x10^19) de informação distintas, isso é mais do que os 5 mil anos anteriores. Hoje em dia a quantidade de informações técnicas dobra a cada 2 anos, para um estudante de um curso técnico de 4 anos, significa que metade do que ele aprendeu no primeiro ano estará desatualizado no terceiro ano.

Uma empresa de telefonia do Japão, a NTT Japan, testou com sucesso uma fibra óptica que transfere 14 trilhões de bits por segundo. Isso é o mesmo que 2.660 CDs ou 210 milhões de ligações telefônicas por segundo. Atualmente a quantidade de informações está triplicando a cada 6 meses e espera fazer isso pelos próximos 20 anos.

Em 2013, um supercomputador que excede a capacidade computacional do cérebro humano será construído. É a partir deste ponto que podemos ter problemas. Se os computadores ultrapassarem a inteligência de nós humanos, eles teoricamente seriam capazes de construir processadores ainda mais rápidos, hoje evoluímos dobrando o poder dos processadores a cada 18 meses segundo a lei de Moore, as maquinas a partir do ponto que ultrapassarem nós humanos, passarão a dobrar a cada nove meses, daí 4,5 meses, e algumas gerações depois, lá está o que chamamos de singularidade. Isto está previsto para ocorrer entre 2030 e 2075.

A partir daí já não podemos prever o que pode acontecer, segundo muitos estudiosos, um intelecto artificial muito superior aos melhores cérebros humanos em praticamente todas as áreas, incluindo criatividade científica, sabedoria geral e habilidade social, não teria o porquê estar submisso a nós. Outros dizem que jamais entregaríamos assim de mão-beijada o poder às maquinas, mas o que percebesse é que a dependência do homem na tecnologia aumentará paulatinamente até chegar a um ponto em que não restem alternativas senão a de aceitar as decisões tomadas pelas máquinas. Na mesma proporção em que os problemas da sociedade se tornarem mais complexos e as máquinas mais inteligentes, cada vez mais decisões serão tomadas por elas simplesmente por serem mais eficazes que as tomadas pelos humanos.

Isso pode levar a um estágio em que a nossa dependência em relação às máquinas transforme-se no domínio pacífico das mesmas sobre nós, o que não descarta a possibilidade de um domínio agressivo. Há também quem acredite na integração homem-computador para o surgimento da superinteligência, mas a tecnologia necessária para tal pode estar mais distante de ser alcançada do que a inteligência artificial.

6 comentários:

  1. isso é assustador!Utilizar a razão muitas vezes não é melhor forma de decisão, mas sim a capacidade de intuição, de ouvir o coração que todos nos humanos temos, e que as maquinas não terão!Estamos perdendo a essência em ser humano, o amor!Por mais que perfeitas que sejam essas maquinas eu duvido que elas terão a capacidade de sentir igual a nós!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, a tecnologia evolui tão rápido que a gente nem consegue parar pra pensar nessas coisas. Me lembrei do filme "Eu, robô", onde acontece exatamente isso, as máquinas são criadas para nos servir e depois de um tempo se "rebelam" e passam a comandar nossas vidas. Espero que não cheguemos a tal ponto. Parabéns pela postagem, abraço!

    ResponderExcluir
  3. que medo besta nos temos, duvido que computadores cheguem a ter celulas como o cerebro, quanta bobagem

    ResponderExcluir
  4. A questão ae não é celulas, iremos ter outro tipo de "vida" ou as maquinas terão, se podermos chamar de vida....

    http://lokomello.blogspot.com/2009/08/evolucao-rumo-ao-infinito.html

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante seu post, nos faz pensar em dezenas de possibilidades de evolução e quais consequências que nossos atuais do presente poderá resultar na próxima geração.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario, opinião, ou sugestão:

Related Posts with Thumbnails